Alerta!! Cirurgia para extração de siso – Prime Clinic

Alerta!! Cirurgia para extração de siso

Tenho certeza que você ou alguém próximo a você já fez ou já ouviu falar em cirurgia para extração de siso. Então, vamos entender um pouquinho o que é o siso, por que é extraído e as possíveis complicações.

O 3º molar é comumente conhecido como dente do siso. Este é o último dos dentes permanentes a aparecer em boca, porém, a maioria das pessoas não possui espaço suficiente para sua erupção e com isso, ele normalmente fica incluso ou retido dentro do osso ou por baixo da gengiva. São quatro os dentes do siso, os últimos dois superiores e dois inferiores da boca.

Nestes casos, é comum uma cirurgia para remoção dos mesmos como forma de tratamento contra possíveis efeitos indesejados tais como: comprometimento do dente vizinho

(ou por cárie, ou por possível reabsorção da raiz do dente vizinho), apinhamento e modificação da oclusam normal. Também podem estar envolvidos a outros sintomas como dor de cabeça e dor de ouvido.

Estes dentes podem também estar semi-inclusos, quando apenas um pouquinho da coroa é visível em boca. Nesses casos, alem dos sintomas descritos anteriormente, pode acontecer um processo inicial de inflamação dessa gengiva que envolve a coroa do dente, chamada pericoronarite. Se essa inflamação não for tratada pode evoluir para casos mais graves como infeção local e trismo (dificuldade de abertura da boca) e até mesmo infeção sistémica, levando o paciente a internação para tratamento hospitalar das bactérias que se espalharam para todo o corpo.

Mesmo que o dente do siso esteja erupcionado a maioria dos pacientes não possuem espaço para que essa erupção o coloque em oclusão, ou seja, este dente não estará em função mastigatória, não fazendo sentido sua permanência em boca. A minoria das pessoas possue este dente bem posicionado e em função. Também existem pessoas que não possuem os dentes do siso, chamamos isso de agenesia dental.

Independente de tudo isso, somente um profissional habilitado, munido de um exame radiológico é capaz de identificar em qual caso você se encontra e qual é o melhor tratamento.

O siso é um dente complexo, pois possui uma morfologia coronária e principalmente de raiz atípicas e uma posição desfavorável na arcada dentária. Enquanto que os superiores, muitas vezes apresentam raízes em comunicação com o seio maxilar, os inferiores comumente, tem uma relação íntima com um dos nevos mais importantes da face, o nervo alveolar inferior, que se lesado, pode levar desde uma parestesia temporária até uma paralisia local.

É comum, um profissional pouco habilitado ser pego de surpresa, e muitas vezes não conseguir concluir a extração por fratura do dente, deixando para trás as raízes ou partes do dente.

Para cirurgia de siso procure sempre por um médico dentista especializado em cirurgia, isso garante menor tempo de cirurgia, portanto menor trauma cirúrgico e consequentemente melhor qualidade de vida pós-cirurgia.

Com saúde não se brinca!

Rua Vitorino Leão Ramos N.º 70

4580-219 Paredes